segunda-feira, 30 de abril de 2012

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quarta-feira, 18 de abril de 2012

Psicopedagogia por quê e para quem?

Pessoal, depois de alguns meses longe do blog, estou retornando para muitas postagens , espero que ao longo de 2012 possamos trocar muitas idéias!
Bem, ao iniciar esta nova fase, escreverei aqui o por quê da psicopedagogia... A psicopedagogia não é só uma ferramenta de trabalho, uma função exata, mas uma ciência que abarca o conceito de ensinar e aprender, não só a maneira de como se aprende ou como se ensina, não é uma receita de bolo, mas o que move o aprender e suas questões o ensinar e o aprender a ensinar. Precisamente alguns que ensinam tem o dom de achar que já sabem... tudo é uma questão de situação, o novo, certos fatos, pequenos significantes e significados. Talvez temos que re-pensar nas questões sobre o ensinar, o que estamos passando, aquilo que sabemos e conhecemos do aprender ou aquilo ao qual aprendemos todos os dias. Quando um professor, um pai, uma mãe diz: hoje aprendi com quem sempre ensino, aprendi que devemos respeitar, amar e acima de tudo sermos suficientemente humildes para aprendermos com alguém que não acha que sabe tudo da vida, mas o pouco que sabe já ensinou! A Psicopedagogia entra numa função de aprender a respeitar, a saber lidar com o conhecimento do outro, a ajudar a superar as dificuldades e acima de tudo ensinar a aprender. Então fica a dica de hoje... aprender, superar as dificuldades, sempre. Dizer que és sábio o suficiente, jamais, então re-pense!

Gisele Alves

Sabe quem é você?

Artigo



Sabe quem é você?


Desde que nascemos somos um ser no meio do mundo em que a gente começa a observar e a conhecer, o meio externo e interno; desde então se cria uma personalidade, uma ideia de mundo e uma visão. A medida que passamos a conhecer, ser experimental nas coisas, passamos a nos tornar seres mutáveis. Modificamos a cada processo de conhecimento, auto conhecimento e aprendizagem é isso que nos faz diferente e a cada dia, mais uma etapa para nos conhecermos. Sigo a idéia que este fato é um paralelo, enquanto conhecemos o mundo e os saberes passamos também a nos conhecer. Somos reflexo das nossas ações nos causando o tempo todo re-ações. O que nos move a darmos um passo a frente é a coragem, a iniciativa, a vontade de dar este passo é no entanto nos conhecermos para saber nossos próprios limites. É o querer, o desejo de conhecer, a ideia de novas ideias.


O nosso convívio social se dá pela integração entre as pessoas, a comunicação, o aprender, é difícil tentarmos mostrar a alguém definitivamente quem somos o nosso rótulo ou título, sem antes nos conhecermos. É engraçado percebermos que nem nós mesmos temos a absoluta certeza de quem somos, cada ação depende da re-ação para que possamos descrever nosso comportamento. É ilusório dizer que teria  precisamente uma reação mediante a uma determinada ação. Toda re-ação depende de cada momento, hora, humor, lugar, depende do contexto em que estamos inseridos. As ações são manifestos mutáveis de acordo com o ambiente. O agir se difere a todo tempo.



Nossa essência é uma, mas com o tempo ela modifica, de acordo com o conhecimento do mundo. Ação e re-ação é mutável com o conhecer, com o aprender, o conviver. Já se perguntou quem sou eu? É fácil responder? Acho mais fácil responder isso de alguém do que de si mesmo. Olhar para dentro de si e admitir fatos (erros e acertos) é complexo, talvez medonho. Pensar quem sou, responder a si mesmo o que somos o que pretendemos na vida. As nossas regras, nós que impomos o que só por hoje preciso fazer ou não, Eu quem digo. O fato é: antes de tentarmos entender o mundo e as pessoas  precisamos nos descobrir, nos achar e nos entender. Se achar, se responder e descobrir a si próprio é a chave do sucesso pessoal.