terça-feira, 8 de setembro de 2009

A metáfora da borboleta e a psicopedagogia.

"Lembro-me de uma manhã em que eu havia descoberto um casulo na casca de uma árvore, no momento em que a borboleta rompia o invólucro e se preparava para sair. Esperei bastante tempo, mas estava demorando muito, e eu estava com pressa. Irritado, curvei-me e comecei a esquentar o casulo com meu hálito. Eu o esquentava e o milagre começou a acontecer diante de mim, a um ritmo mais rápido que o natural. O invólucro se abriu, a borboleta saiu se arrastando e nunca hei de esquecer o horror que senti então: suas asas ainda não estavam abertas e com todo o seu corpinho que tremia, ela se esforçava para desdobrá-las. Curvado por cima dela, eu a ajudava com o calor do meu hálito. Em vão. Era necessário um acidente natural e o desenrolar das asas devia ser feito lentamente ao sol - agora era tarde demais. Meu sopro obrigara a borboleta a se mostrar toda amarrotada, antes do tempo. Ela se agitou desesperada, alguns segundos depois morreu na palma da minha mão. Aquele pequeno cadáver é, eu acho, o peso maior que tenho na consciência. Pois, hoje entendo bem isso, é um pecado mortal forçar as leis da natureza. Temos que não nos apressar, não ficar impacientes, seguir com confiança o ritmo do Eterno."

Para refletir
Esta pequena história nos faz pensar num dos aspectos do trabalho psicopedagógico, ou seja, sobre o respeito ao aluno e às necessidades de aprendizagem de cada criança. A lagarta passa por um longo processo de transformação para virar borboleta e poder voar. A lagarta se alimenta muito para crescer. Este "alimenta-se para crescer" do ponto de vista da psicopedagogia são as experiências que a criança vai adquirindo em contato com as pessoas, os objetos e o mundo em geral. Há que se selecionar os "alimentos estímulos" mais apropriados para este crescimento. Depois, ao formar o casulo, a lagarta entra em repouso. Este tempo é necessário para que haja uma assimilação e uma acomodação das experiências, para que o sujeito as possa tomar como suas, fazendo e refazendo, como se construísse o seu casulo. Mas, há o tempo de sair do casulo e poder voar. Tempo de mostrar, de expressar, de comunicar. As formas de mostrar o que se sabe são variadas, às vezes são desenhos, ou são novas brincadeiras, ou, até novas perguntas. Só que cada lagarta tem seu tempo de casulo e seu tempo de ser borboleta. Não há como forçar e nem como acelerar os tempos, sem o risco de perdermos o vôo da borboleta!

Extraído de www.4shared.com

Anamnese


"O importante não é o dado em si mas o sentimento
e a significação outorgada ao mesmo ". (Fernandez,
Alicia. 1990)
A história de vida do paciente tem sido, para mim,
um dos principais instrumentos para a compreensão do
processo de instalação das dificuldades de aprendizagem.
Através da reconstrução dessa história, busca-se
Instrumental para Diagnóstico Psicopedagógico
prender o dado e o significado que ele contém através
do discurso e da análise, não só do que é relatado, mas
de como é relatado e do que é ocultado. As fraturas do
discurso indicarão, nesses instantes iniciais, o caminho
a seguir.
Cabe ao psicopedagogo conduzir a entrevista com
os pais, preferencialmente pai e mãe, e para tanto deve
ter claro os objetivos que pretende alcançar. Não se deve
perder de vista que muitos acontecimentos relatados são
falsas lembranças, que se baseiam apenas no desejo do
que deveria ter sido e não na realidade dos fatos.
Dois momentos importantes deverão ser considerados:
nesta etapa as circunstâncias pré-natais e
neonatais.

Marcia Siqueira de Andrade

Evento de Psicanálise

Olá amigos e amigas, em dezembro a Associação Brasileira de Psicanálise estará fazendo um grande evento, no site tem todas as dicas de como participar, taxa de inscrição e conteúdo.
Aqui segue um trecho que tem no site:
"Este ano estamos preparando várias atividades para festejar o aniversário da
Sociedade Brasileira de Psicanálise do Rio de Janeiro. A trajetória da
Instituição vem sendo lembrada em nossa programação mensal. Preparamos
simpósios, colóquios e conferências, na nossa sede e em espaços externos,
para pensarmos a teoria e técnica psicanalíticas: seus desdobramentos,
possibilidades e alcances nos últimos 50 anos e na sociedade contemporânea.
Foi neste clima e com o desejo de agregar as várias vertentes do pensamento
psicanalítico que organizamos o Simpósio Internacional – Caminhos da
Psicanálise Contemporânea.
O Simpósio contará com psicanalistas expressivos de várias partes do mundo
como: Claudio Rossi [ Presidente da Federação Brasileira de Psicanálise
Membro SBPSP], Haydée Faimberg [SPP APA], João Alberto Carvalho [
Presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria], Norberto Carlos
Marucco [Associação Psicanalítica Argentina], Raul Hartke [Sociedade
Psicanalítica de Porto Alegre], Stefano Bolognini [SPItaliana], além da
presença do ex-presidente da IPA, Cláudio Eizirik, e do atual Presidente e
Secretário Geral da IPA, Charles Hanly e Heitor Gunther Perdigão,
respectivamente."
09 a 11 de dezembro de 2009
Colégio Brasileiro de Cirurgiões - Rio de Janeiro
Confiram as taxas e como efetuar as inscrições.
Bjkas